ENTREM E FIQUEM Á VONTADE!!

Espero que encontrem aqui o que procuram!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Yacon



Purê de Yacon
1/2 kg de yacón (que você encontra já com facilidade nos supermercados brasileiros)
2 pimentões vermelhos cortados em fatias
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
manteiga
sal e pimenta
Descascar o yacon e cortar em rodelas. Saltear em manteiga junto com a cebola, o alho e as fatias de pimentões. Temperar com sal e pimenta preta moída e levar ao liquidificador até que esteja cremoso.
Coloque o purê numa forma untada com manteiga e leve ao forno por cerca de 20 minutos.
COMBATE A DIABETES, POR POSSUIR INSULINA NATURAL.


O yacon reduz, com eficácia, o nível de glicose em portadores de diabetes
Comido ao natural, ele tem gosto de pêra. Com um litro de água e uma colher de sopa das folhas moídas, faz-se um chá. Desidratadas, as raízes oferecem um salgadinho crocante. Além do sabor agradável, o alimento possui propriedades antioxidantes e medicinais, sendo utilizado com sucesso na melhoria da flora intestinal, na redução do colesterol e no controle do diabetes.
O responsável por todas essas qualidades especiais origina-se nos Andes e chama-se yacon (Smallanthus sonchifolius). Primo do girassol e da chicória, é consumido desde os tempos pré-colombianos. Introduzido no DF em 2000, o alimento virou presença constante em supermercados e verdurões da cidade.
A crescente procura tem uma explicação. Pela sabedoria popular, o yacon reduz, com eficácia, o nível de glicose em portadores de diabete tipo dois, que surge com o passar da idade. Tanto que a planta recebeu o apelido de "batata dos diabéticos", mesmo sem ter parentesco direto com a batata.
O mecanismo pelo qual ocorre o controle da glicose ainda não está claro. Uma das possíveis explicações é que o yacon armazena reservas, não na forma de amido, mas de açúcares conhecidos como frutooligossacarídeos (FOS). De baixo teor calórico, mas sem perder o sabor doce, os FOS atuam como adoçantes naturais. Além disso, como todo alimento rico em fibras solúveis, o yacon torna a absorção da glicose mais lenta.
Há dois anos, o médico Gutenberg Tupinambá receita 100 g da raiz, duas vezes ao dia, imediatamente antes das refeições, a pacientes do Centro de Saúde 5, de Taguatinga. "Em 24 horas, a pessoa sente a diferença", garante o médico, sem deixar de ressaltar que o yacon representa apenas um tratamento complementar. Segundo ele, as pessoas aceitam bem o alimento. "É diferente de propor um remédio", avalia.
Outra vantagem do yacon seria a redução do colesterol e da pressão arterial. O próprio Gutenberg constata tal resultado nos pacientes que consomem o alimento, porém em ritmo mais lento que o controle da glicose. Até agora, o único benefício cientificamente comprovado é em relação à melhoria da flora intestinal. Não digeridos pelo aparelho humano, os FOS só são fermentados no cólon (porção final do intestino grosso) por bactérias que combatem os microorganismos patogênicos.
Para melhor elucidar as propriedades do yacon, a Universidade Católica de Brasília (UCB) inicia, este ano, uma pesquisa multidisciplinar com a planta. Uma equipe estudará o mecanismo de controle do diabete em ratos, enquanto outra testará o alimento em idosos. A Embrapa Cenargen analisará a presença de polifenóis, antioxidantes naturais que retardam o envelhecimento.
"A gente precisa saber se o yacon efetivamente faz bem e em que dose", esclarece a professora Marileusa Chiarello, do Departamento de Nutrição da UCB e uma das idealizadoras do projeto. Outra finalidade da pesquisa é desenvolver novas receitas e formas de vender o alimento, que não pode ser cozido. "A fabricação de compotas e xaropes vai não só popularizar o alimento, como agregar valor à produção", destaca.

Materia  retirada do site Saúde na Rede




Esta batata tem origem na região dos Andes e vem fazendo sucesso entre os diabéticos. No Brasil é cultivada pelos japoneses. O alimento tende, segundo seus usuários, a reduzir os níveis glicêmicos. Parecida com a batata-doce, ela é porosa e tem o sabor que lembra o da pêra. Não é consumida cozida ou frita, mas em forma de salada ou como fruta. Para consumir é só lavar, descascar e comer crua. Pode-se ainda misturar os pedaços com água e bater no liquidificador. Assim faz um suco nutritivo e pouco calórico.Trata-se de uma raiz tuberosa que tem sido considerada em alguns países como alimento funcional em decorrência de seu conteúdo de fibras alimentares solúveis e prebióticos -assim como a sua baixa digestibilidade pelas enzimas do trato gastrointestinal humano, razão pela qual promove o estímulo seletivo do crescimento e atividade de bactérias intestinais promotoras da saúde.
Nessa batata, o conteúdo de proteínas e lipídios é baixo e o mineral mais abundante é o potássio (230mg/100g de yacon). O conteúdo do carboidrato inulina (um adoçante natural de baixa caloria) nessa batata é grande, conferindo à mesma um sabor de pera ou melão.
A inulina é tida como um açúcar do bem que tem ajudado no tratamento de diabéticos. Segundo reportagem apresentada pela TV, médicos têm receitado a yacon para os pacientes com colesterol alto e prisão de ventre, pois a batata, no estômago, absorve água e aumenta de volume.
Com isso ela contribui para apressar a sensação de saciedade. Usando a batata na dieta, as pessoas não vão comer tanto. Para surtir os efeitos esperados, a batata yacon deve ser incluída como um componente regular da dieta, cerca de 100 gramas por dia, sempre com orientação médica.
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SDB), o uso da yacon é um mito que vem obtendo fundamento. A SBD afirma em seu site que os estudos, apesar de ainda serem preliminares, estão demonstrando resultados interessantes. “A batata yacon possibilitaria a pessoa com diabetes um aporte calórico maior de carboidratos, sem colocar em risco o controle metabólico. Além disso, há alguns anos a imprensa vem ressaltando sua capacidade de diminuir os níveis de açúcar no sangue. Suspeita-se que esse alimento apresenta teor de frutose em 60% de sua composição. Isso poderia auxiliar a diminuição da glicose, embora ainda não se saiba como.”

Participe do grupo:
sensibilidade_e_sabor@grupos.com.br
NOME CIENTÍFICO
Polymnia sonchifolia
DESCRIÇÃO DA PLANTA
É uma planta herbácea que atinge até 2 metros de altura, da qual se aproveita a raiz, com aparência de batata doce.
AROMA E SABOR
Esta raiz doce e suculenta tem o sabor levemente semelhante ao da pêra.
ORIGEM
É uma planta originária dos Andes, atualmente com o seu plantio muito difundido no Peru.
COMPOSIÇÃO
Rica em insulina, apesar de ser doce, o açúcar contido nesta raiz é oligofrutose, o qual não é absorvido pelo corpo.
PROPRIEDADES
FUNÇÕES TERAPÊUTICAS
- combate os diabetes
- reduz o colesterol
- ajuda a absorção de cálcio
- combate o câncer
- ajuda na digestão
HISTÓRICO E CURIOSIDADES
PARTES USADAS
A raiz.
FORMAS EM QUE SE ENCONTRA
Pode ser encontrada fresca ou na forma de adoçante.
COMO CONSERVAR
CURIOSIDADES MÍSTICAS
USO GERAL
Normalmente considerada a batata dos diabéticos, também pode ser consumida como fruta, em sucos, xaropes, bolos, em conserva ou frita.
USO INDICADO EM ALIMENTOS
CLIQUE NOS ITENS ABAIXO, PARA IR À PÁGINA SOBRE O INGREDIENTE
Receitas Com Yacon
° Açafrão
° Aipo
° Alcaparra
° Alecrim
° Alho
° Alho Poro
° Allspice
° Alfavaca
° Angélica
° Anis
° Anis Estrelado
° Aneto
° Arruda
° Azedas
° Baunilha
° Borragem
° Camomila
° Cardamomo
° Canela
° Cebola
° Cebolinha
° Cerefólio
° Coentro
° Colorífico
° Cominho
° Cravo-da-India
° Endro
° Eruca
° Erva-Cidreira
° Erva-doce
° Estragão
° Gengibre
° Gergelim
° Ginseng
° Kummel
° Hortelã
° Levístico
° Louro
° Macis
° Manjericão
° Manjerona
° Mostarda
° Noz-Moscada
° Orégano
° Páprica
° Papoula
° Pimenta Caiena
° Pimenta Cumaí
° Pimenta Branca
° Pimenta Calabresa
° Pimenta da Jamaica
° Pimenta de Cheiro
° Pimenta-do-Reino
° Pimenta Malagueta
° Raiz Forte
° Rosmaninho
° Salsa
° Sálvia
° Tomilho
° Verbena
° Yacon
° Zimbro

Já pensou em emagrecer comendo batata? Fácil, se a batata for a Yacon:uma batata diet!

 artigo do QMCWEB!
batata Yacon, de nome científicoPolymnia sonchifolia, da família Asteraceae , também chamada batata "diet" ou polínia, é uma planta herbácea, perene, originária dos Andes, sendo cultivada na Colômbia, Equador e Peru em altitudes de 900 a 2.750m, mas alguns cultivos são feitos a mais de 3.400m. Por ser originária de grandes altitudes, a planta tolera baixas temperaturas e prefere solos aerados, soltos, areno-argilosos e com pH em torno de 6,0. 
O tubérculo tem sabor de pêra e melão, sendo bastante consumido no oriente na forma in natura e também na forma dechips. As folhas e as túberas são indicadas para o tratamento da diabetes e do colesterol.


Fórmula estrutural da Inulina

A batata yacon está sendo considerada um alimento nutracêutico em decorrência dos estudos sobre 
a diminuição dos níveis de açúcar no sangue, após consumo repetido da mesma. Esta batata, diferentemente da maioria dos tubérculos que armazenam amido, acumula inulina, uma forma de oligofrutano com alto poder adoçante e baixo poder calórico.
inulina é um carbo-hidrato cuja cadeia é composta predominantemente por unidades de frutose (frutana), com uma unidade de glicose terminal, sendo a ligação entre as moléculas de frutose do tipo b(2->1), ou seja, uma molécula de sacarose associada a n moléculas de frutose ( n = 30-50 ).


A inulina e a oligofrutose apresentam 
valores calóricos reduzidos (1Kcal/g e 1,5 Kcal/g). Não são digestíveis porque as ligações b(2->1) entre as unidades de frutose não podem ser hidrolisadas pelas enzimas digestíveis humanas; após serem ingeridas chegam quase que integralmente no cólon. Lá, são fermentadas pela microflora e transformadas em gases (10%), ácidos graxos voláteis (50%) ou encontram-se (40%) na biomassa bacteriana excretada. Assim, a inulina não aumenta nem a glicemia nem a taxa de insulina no sangue, sendo, consequentemente, indicada para os diabéticos.
Hoje, a maioria dos países europeus consideram a inulina uma fibra alimentar. Essa fibra fibra solúvel é encontrada em muitas fontes na natureza e constitui a reserva energética de cerca de 36.000 vegetais (Alho, Banana, Cebola, Yacon , Chicória, Alcachofra, ...)
Conteúdo em inulina e oligofrutose de vegetais
comumente usados na alimentação humana

Fonte

Parte

Conteúdo em material seco (%)

Contúdo em Inulina (%)

Contédo em oligofrutose (%)
Yacon
Raiz
13-31
3-19
3-19
Alho
Bulbo
40-45
9-16
3-6
Banana
Fruta
24-26
0,3-0,7
0,3-0,7
Cebola
Bulbo
6-12
2-6
2-6
Chicória
Raiz
20-25
15-20
5-10
Alcachofra
Folha/Coração
14-16
3-10
< 1


Nenhum comentário: